top of page
  • igrpersonal

Desvendando o Problema das Imobiliárias Golpistas no Brasil




O mercado imobiliário é essencial para o desenvolvimento da economia brasileira, correspondendo a uma movimentação de mais de 36 bilhões de reais em 2023, segundo dados da SECOVI-SP. Esse montante de recursos atrai muitos empresários e trabalhadores, em busca de sucesso. A grande maioria do setor é composta de pessoas honestas e empresas legítimas. No entanto, muitos operam neste mercado de maneira fraudulenta, prejudicando os consumidores e o setor como um todo.

O Crescimento das Imobiliárias Golpistas

É visível o aumento da presença de imobiliárias golpistas no mercado, embora exista uma carência de dos abertos sobre o setor imobiliário, que permitiriam aferir o impacto dessas empresas fraudulentas no setor. Um dos indicativos da presença de empresas golpistas está na expansão constante do mercado imobiliário nas transações via internet, mais suscetíveis a ocorrência de fraudes.

Métodos utilizados pelas Imobiliárias Golpistas.

Muitas são as maneiras possíveis de enganar clientes e empresas no setor. As mais comuns são a falsificação de documentos, que visa apresentar às vítimas um cenário de negócios irreal. Por exemplo, uma imobiliária golpista pode colocar à venda uma propriedade já previamente alienada ou mesmo falsear um contrato de locação, incluindo, sem justificativa, taxas abusivas.

Impacto sobre os consumidores e o Setor Imobiliário.

As consequências de cada método fraudulento podem ter dimensões diversas. O prejuízo da negociação golpista pode se reduzir a um pequeno prejuízo financeiro e emocional a um consumidor ou mesmo impactar uma fatia considerável do setor, com a ocorrência de fraudes milionárias. Independentemente do tamanho da ação fraudulenta, seu impacto negativo se reflete na confiança no setor como um todo.

Medidas de Combate e Prevenção.

O setor imobiliário corresponde a um complexo de relações entre órgãos reguladores, agências de governo e a indústria imobiliária em si. Esses agentes do setor devem atuar conjuntamente para evitar a ocorrência de fraudes. Por parte do governo e das agências, é necessária a constante atualização de leis e regulamentações que visem identificar e prevenir novos tipos de fraude, tendo em vista o dinamismo da atuação dos golpistas. Além disso, é necessária uma fiscalização contundente e ativa por parte dos órgãos públicos neste contexto.

Por parte da indústria imobiliária, como citado, é muito importante a adoção de uma postura transparente acerca dos dados do setor, para que toda a sociedade acompanhe as informações do mercado imobiliário. Isso facilitaria a identificação de possíveis golpistas, logo no início de suas atitudes fraudulentas.

Há ainda uma importante peça no combate à fraude do setor: o consumidor. Quando o cliente que busca um negócio imobiliário atua com cautela, buscando checar as informações passadas e questionar os detalhes do negócio, o agente fraudador encontra grandes dificuldades. Deve-se buscar a constituição de uma cultura de consumo consciente e informado no setor imobiliário, além de outros setores como um todo.

A internet e as fraudes no setor imobiliário.

O uso da internet tem sido um grande paradigma para a corrupção privada no Brasil. Esta incrível ferramenta tecnológica vem permitindo, já há alguns anos, rapidez nas comunicações e facilidade de negociação em todos os setores da economia. O setor imobiliário se beneficiou deste avanço, mas também é alvo das inúmeras formas de enganar o consumidor que surgem nas redes. Para evitar a ocorrência desses eventos fraudulentos, é essencial o desenvolvimento de ferramentas de segurança virtual, além de regulamentação da internet como um todo.

Conclusão

As empresas fraudulentas que atuam no setor imobiliário são uma verdadeira ameaça para consumidores e empresas honestas. Para que este problema seja enfrentado, é essencial uma ação conjunta do setor público e privado, além da constituição de uma cultura de consumo consciente e informado. Além disso, as negociações virtuais devem se aprimorar para ocorrerem em um ambiente transparente e seguro. Reduzir o impacto das fraudes é um desafio contemporâneo, tanto para o setor imobiliário quanto para o mercado como um todo.

6 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page