top of page
  • igrpersonal

Golpe imobiliário em Blumenau, justiça determina prisão do dono de construtora

Atualizado: 29 de abr.






A justiça determinou a prisão do empresário acusado de golpe imobiliário em Blumenau. Ele era proprietário de uma construtora que vendia apartamentos que não existiam. Por isso a gente fala com o Juan, que tem as informações.


Conta pra gente, Juan. Então os apartamentos não existiam, mas eram vendidos. Verdade.


Fibelli, boa tarde, mais uma vez. É você que acompanha o SBT Meio Dia. A gente acompanha esse caso desde o início do mês passado.


São pelo menos quatro endereços diferentes em que os apartamentos foram vendidos, mas não foram entregues. Em alguns desses locais, inclusive, a obra nem começou. Em outros, a obra parou pela metade.


A previsão aí, a estimativa da Polícia Civil, é de que esse golpe tenha ultrapassado os 10 milhões de reais. O empresário que teve a prisão decretada é considerado foragido. Vamos acompanhar na reportagem.


A justiça aceita o pedido de prisão de Silvio Sandri e o proprietário da construtora responsável pelas obras é considerado foragido. Diante dessa decretação da prisão, estamos fazendo algumas diligências no sentido de que haja o cumprimento devido do mandato . São quase 100 vítimas que já denunciaram o golpe.


O valor total ultrapassa os 10 milhões de reais, mas ainda pode chegar aos 20 milhões. Em pelo menos três endereços, apesar dos apartamentos terem sido vendidos, a obra nem começou. Há pouco mais de um mês, nós mostramos a história do Marcos.


Ele é uma das vítimas do golpe. Na época, ele nos acompanhou até o apartamento que comprou em 2017. Lamentável.


Lamentável o apartamento assim, dois anos, compra e da forma que você comprou ele tá abandonado, tudo abandonado. Com o mandado de prisão contra o proprietário da construtora, o advogado de 29 vítimas diz ter esperança de que os clientes possam recuperar pelo menos parte do dinheiro que foi investido. Que a justiça seja feita, por mais que isso pareça trivial, há sim o sentimento de revolta, há sim uma necessidade que pelo ilícito e a forma como foi feita, a forma inclusiva como é detalhada na decisão que decreta a prisão preventiva, é um sentimento de injustiça, que talvez assim haja um meio coercitivo para acelerar, quiçá, uma resolução.


Tentamos contato com a defesa do empresário , mas ninguém atendeu nossas ligações . A Polícia Civil pede que qualquer informação sobre o paradeiro do empresário, agora que está com mandato de prisão ativa, pode ser repassada através do telefone 180 da Polícia Civil ou ainda pelo 190 da Polícia Militar. Voltamos ao estúdio.


Obrigada, Juan. Ninguém atendeu e ninguém vai atender, né? Tá foragido. Mais de 100 pessoas, Fernando.


Como vítima, o prejuízo pode chegar a 20 milhões de reais. Uma tristeza, né? Pra quem tem, muitas vezes, a casa própria como um sonho. Detalhe, não é nada exclusivo de Blumenau, né? Já mostramos casos semelhantes em Criciúma, na própria região de Florianópolis, no norte de Florianópolis.


Não faz muito tempo que o empresário também fique preso. região de Joinville, onde as pessoas, as construtoras, elas vendem um apartamento, muitas vezes até construtoras reconhecidas, só que depois declaram falência, e os apartamentos que, na maioria das vezes, representam o sonho de uma família sem, muitas vezes, condições de comprar à vista, financiar o imóvel e acabar ficando sem nada. Por isso a preocupação, na hora de comprar, você precisa pesquisar bem se a construtora é conhecida, se está há anos no mercado, porque senão o sonho pode virar de fato pesadelo.




NOSSA AVALIAÇÃO DE, GOLPE IMOBILIÁRIO; DE IMÓVEL VENDIDO NA PLANTA .


Segundo nossa ponderação fundamentada em mais de 30 anos de prática nesta área, podemos afirmar que a venda de, apartamentos na planta, é o tipo de negócio mais arriscado que existe no, mercado imobiliário. É difícil prever e prevenir este tipo de, golpe imobiliário.


Diferentemente da compra de um imóvel já construído, existe um tempo de construção onde os compradores correm diversos riscos e perigos, como por exemplo:


- risco da empresa construtora ou incorporadora vir a falir;


- risco de que a obra seja interditada pela prefeitura do município;


- risco que os proprietários em conjunto entrem em desacordo referente ao custo da obra em andamento e a possível paralisação da construção;


- risco de problemas sociais e econômicos que venham a interferir no andamento da construção. Como exemplo disto podemos citar na presente data a péssima performance social e econômica do governo Lula (nesta data de abril de 2024), onde inúmeras empresas e empreendimento estão entrando em falência.


Desta forma pode-se observar que são vários os riscos que estão presentes neste tipo

de, compra de imóvel.


Para tentar amenizar esses riscos o ideal é, antes de fechar o contrato com a construtora, procurar informações sólidas referente às obras que ela administra assim como as obras já entregues.


Também é importante saber o nível de solvência financeira da empresa,

para suportar hipotéticas situações de obras inacabadas, e também em situações de falência da firma.


Normalmente quando nosso escritório é solicitado para assistir este tipo de, compra de imóvel na planta, efetuamos uma série de levantamentos que são específicos deste tipo de negócios.


Consulte nosso escritório para verificar se a construtora com a qual você está negociando ou pretende negociar, não faz parte da “lista negra” de construtoras, da qual dispomos após anos de trabalho e coleta de informações.

3 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page