top of page
igrpersonal

Cresce número de pessoas lesadas em golpe da imobiliária Vállory Imóveis

Atualizado: 27 de mar.


Créditos do Vídeo: TV Vitoriosa



Já subiu para 35 o número de pessoas que procuraram a Polícia Civil para denunciar os donos da Vállory Imóveis que desapareceram há uma semana. Eles não atendem mais as ligações de clientes nem de funcionários. Funcionários da Vállory Imóveis nos informaram que Matheus Fernando Moreira, dono da imobiliária, mora nesta casa, aqui no bairro Morada Nova.


Nós viemos aqui ouvir a versão dele. Vamos ver se ele está. É, aparentemente não tem ninguém, inclusive nós conversamos com alguns vizinhos que não quiseram gravar uma entrevista e eles nos informaram que há dias não vem movimentar nesta casa.

Mateus é considerado foragido da justiça desde agosto de 2016 devido ao mandado de prisão preventiva expedido em Curitiba. Agora ele, a esposa Júlia Paula Monteiro e os pais Nilson Tadeu Moreira e Jusce Marie Correia Rocha Moreira estão sendo investigados pela Polícia Civil em Uberlândia. O inquérito policial foi descoberto depois que os quatro donos da Valor Imóveis fizeram contratos de compra e venda e logo depois fecharam uma imobiliária.


Eu fui lesada no valor de R$ 86.500. A Polícia Civil informou que as vítimas estão sendo ouvidas e que o principal neste momento é identificar todas as vítimas e fazer a qualificação correta dos investigados. A polícia ainda informou que o valor total do prejuízo chega a R$ 2 milhões.


A promotoria de justiça instaurou uma ação civil pública. No Ministério Público, o caso é investigado na área criminal e também de defesa do consumidor. Inquérito policial já foi requisitado, será ajuizado ação civil pública, vamos instaurar processo pelo PROCON, né ? Estamos tomando todas as providências, perfeito? Ta bom ?



Nossa Análise


Após analisar a notícia sobre o golpe da Vállory Imóveis, o principal ponto de descoberta e imprudência por parte das pessoas lesionadas podem ser identificado como :

falta de pesquisa e seleção de antecedentes: As pessoas lesionadas não parecem ter realizado uma verificação adequada dos antecedentes da imobiliária e de seus proprietários.

O fato de o proprietário ser considerado foragido da justiça desde agosto de 2016 deveria ter sido uma bandeira vermelha obviamente. Essa falta de diligência na verificação de informações fundamentais pode ter contribuído para que se tornassem vítimas do golpe.


Evidentemente, outros fatores também contribuíram para esse tipo de acontecimento; vejamos.


Normalmente as pessoas com maior nível de instrução possuem maiores habilidades de pesquisas e uma capacidade mais aguçada de análise crítica. Essas pessoas podem

ser mais habilidosas para investigar antecedentes de empresas e indivíduos,

assim como avaliar riscos potenciais.

Aqui identificamos o primeiro elemento que sempre está presente na maioria de situações de fraude; o precário nível de instrução e educação.


Pessoas com experiência em áreas relacionadas ao mercado imobiliário, podem estar mais familiarizadas com os procedimentos na área de comercialização de imóveis, assim como termos contratuais, regulamentações legais, e outras questões próprias desta área. É evidente que isso sempre ajuda às pessoas a detectar irregularidades ou inconsistências nas transações imobiliárias. Aqui estamos caracterizando principalmente às pessoas que já efetuaram copras de imóveis em outros momentos, e dessa forma estão mais familiarizadas com as operações de transações imobiliárias.

Aqui identificamos o segundo elemento que também está presente na maioria de situações de fraude; pessoas (leigas e sem nenhum conhecimento) que negociam imóveis por primeira vez e que se colocam na frente de corretores e imobiliárias habilidosos e que em muitas situações são malandros profissionais.


Evidentemente se efetua a devida ressalva, esclarecendo que no Brasil, mesmo pessoas com elevado conhecimento e instrução podem ser vítimas de corretores e imobiliárias inescrupulosas.


Além do nível de instrução formal, fatores psicológicos e emocionais, como confiança excessiva, otimismo irrealista ou pressão para tomar decisões rápidas, também podem influenciar a vulnerabilidade a golpes. Mesmo pessoas altamente instruídas podem ser influenciadas por esses fatores, especialmente em situações de estresse ou urgência.

Considerando estes elementos, recomendamos fortemente a todas as pessoas que pretendem comprar algum imóvel, que leiam nossa página: “o que fazer no momento da compra” .


Em suma, embora o nível de instrução possa desempenhar um papel na capacidade de detectar e evitar golpes imobiliários, a vulnerabilidade a fraudes é influenciada por uma série de fatores, incluindo falta de conhecimento específico sobre o mercado imobiliário, acesso a consultoria especializada, além evidentemente de fatores psicológicos e emocionais. Portanto, é importante abordar a educação financeira imobiliária e a conscientização sobre golpes, de forma ampla e inclusiva, independentemente do nível de instrução das pessoas envolvidas.




Palavras chaves: imobiliárias em Limeira; golpe imobiliário.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page